Black Friday 2022: clientes preferem pagamentos digitais e PIX

A Black Friday se aproxima, e com ela a expectativa de milhões de consumidores pagarem um valor mais em conta em produtos de seu interesse. E para isso, vale recorrer também há formas de pagamentos digitais para que o desconto seja ainda maior.

Em um levantamento feito pela HST – especializada em tecnologia da informação para o ecossistema de pagamentos –, 73% dos consumidores entrevistados afirmaram que optarão por meio de pagamentos digitais para fazer as suas compras. Desse número, 41% disseram que usarão o PIX para efetuar suas compras, e 32% irão escolher carteiras digitais como os cartões de crédito virtuais.

Em paralelo a esses dados, a pesquisa também aponta uma queda na utilização de meios tradicionais. Para se ter uma ideia, apenas 24% afirmaram que utilizarão cartões físicos, de crédito ou débito, para os pagamento, e apenas 3% optarão por boletos bancários.

Meios digitais oferecem ainda mais desconto e são mais rápidos
É importante ressaltar que a escolha do meio digital para pagamento é também uma forma mais rápida, e até mesmo mais barata, de adquirir um produto.

São muitas as lojas que oferecem descontos para a compra cujo meio de pagamento é o PIX. Isso porque nesse tipo de transação, não há a mesma taxação de imposto que em pagamento convencionais, como cartão de crédito ou débito.

E a outra vantagem é que com o pagamento digital, a transferência de valores acontece de forma imediata. Para se ter uma ideia, quando o pagamento é efetuado via boleto bancário, é necessário esperar o prazo de um dia útil até que ele seja faturado na conta da empresa, e posteriormente a compra seja validada no sistema.

Já com o PIX e com os cartões de crédito digitais, ela é faturada no exato momento da aquisição, podendo seguir com os trâmites comuns, como emissão de nota fiscal e preparo para o envio, em questão de minutos.

Na opinião de Mauro Tozzi, chefe global de vendas da HST, os pagamentos digitais e outros meios mais modernos já são uma realidade aqui no Brasil: “Além da praticidade, a maior segurança trazida pelos meios mais modernos faze a diferença para o consumidor em uma data que é conhecida pela ocorrência de um grande número de fraudes”.

Tozzi ainda destaca o crescimento do PIX como forma de pagamento para comprar online, e que a tendência é o aumento da utilização de carteiras virtuais: “Embora os cartões digitais e virtuais – que geram uma versão tokenizada do cartão físico do cliente – já estejam sendo amplamente utilizados no Brasil, o uso de QR codes ainda tem muito a crescer, em especial nas camadas da população que não contam com celulares com a tecnologia de transação por aproximação (NFC). Estamos vendo esta tendência em outros países da América Latina”.

Reportagem: Tecmundo em parceria com a HST